FAZENDO A MALA

E se chove? E se surge algum jantar mais arrumado? E se esse sapato que é novo der calo? E se na hora eu enjoar dessa estampa?

gif

Essas e mil outras vozes ficam ecoando na cabeça quando estamos escolhendo o que colocar na mala, não é? Afinal, a ansiedade pré-viagem toma conta – uns mais, outros menos – e a gente tem a tendência de pensar só no que pode dar errado. Então eu tenho um convite pra você colocar o holofote no que pode dar certo!

Viajar é preciso, é lindo e envolve um tantão de coisas prévias (alô Airbnb hunters!) que por si só já fazem parte da viagem. Fazer a mala é só uma delas, e NÃO É a cereja do bolo. É a base, o recheio da casquinha mesmo… Falando em comida, uma vez eu ouvi que preparar um prato delicioso começa bem antes de estar com a barriga no fogão, começa lááááá na feira, na escolha dos ingredientes certos. Arrisco-me a dizer que

fazer a mala está para o desfrutar da viagem assim como escolher os ingredientes está para a execução do prato.

Esqueceu algum tempero? O peixe não estava fresco? A fruta estava podre? A farinha era de má qualidade? Não será uma receita memorável. Assim, se a receita para uma mala funcional e certeira está no “preparo” a primeiríssima dica é:

Separe um tempo de verdade para organizar e planejar

Não vale jogar regatas e casacos pesados jus in case por pura preguiça de checar antes a temperatura local. A premissa aqui é menos é mais, por questões óbvias de espaço. Então, olhe seu app de tempo e espie também as hashtags do lugar. Se der sorte, vai encontrar pessoas postando (e marcando) com a roupa apropriada ao clima em tempo real. É sobre aproveitar o mundo conectado!

Saiba a duração da viagem

Sério, Dallen, que óbvio! Sei… Mas prestençã que vai agora uma dica de ouro a partir do número de dias que vai durar sua viagem. Seguinte: o número de dias da sua viagem é igual ao número de partes de cima que você vai levar. E a metade dele, igual ao número de partes de baixo que você vai levar. Não precisa ser exatamente, mas quanto mais perto disso ficar, mais funcional será. Exemplo: viagem de 11 dias: 06 partes de baixo e 12 de cima. Lembre-se de versatilizar bem essas peças, nada de peças muito parecidas que enviam a mesma mensagem e você acaba ficando com a mesma “carinha” em todas as fotos (tipo 03 calças jeans skinny ou 04 regatas de malha básica, sabe?). Ah! Macacão e vestido contam como partes de baixo.

Entenda a programação

Outra obviedade? “De vez em quando sim, mas hoje não” (ah, o Tik Tok… Já apaguei o app, não tive maturidade pra ele). Saber o que te espera em termos de programação é básico. Uma ocasião especial, por exemplo, pede um look especial e ele não entra na contagem anterior. Se inexistir essa demanda, é sempre bom prevenir no sentido de ter uma peça mais arrumada, certo? Só que essa peça tem que ser coordenável com outras que você já tem e vai levar. Tipo um vestido de tecido especial (seda? pode ser) que vai com tênis, cardigan e mochila durante o dia e à noite segue elegante com a bolsa pequena e a sapatilha. Além disso, desamassa fácil no vapor do chuveiro. Para os homens, uma calça de alfaiataria (lã fria, tecido bom) que rende look casual com tênis e barra dobrada e à noite volta pro seu establishment com casaco e sapato. E barra desdobrada!

gif

Falando em desamassar, não é legal chegar amarrotado em lugar nenhum, principalmente quando o convite veio com antecedência. Além de preferir nesse caso tecidos que não amassem (tem vários), é bom chegar na hospedagem e logo tirar tudo de dentro da mala, colocar em cabides os tecidos planos (que não esticam) e deixar dobradas as malhas (que esticam). Use o truque do vapor do chuveiro também com camisetas de algodão, geralmente funciona bem. Você já ouviu falar em steamer portátil? É bem útil, veja se se encaixa no seu perfil de viagem.

Em outro post sobre malas eu falei sobre combinação de cores, então só vou pincelar aqui: prefira tons neutros coordenáveis entre si e, de preferência, leve no máximo 03 cores, afinal, quanto mais cores você levar, mais necessidade de outras peças vai ter para conseguir coordená-las.

Por último, pra esse post não virar e-book (olhaí, why not?!), garanto que dar preferência a peças que você já conhece e coordena fácil são a melhor opção. Salvo se a programação ou a intenção incluir um desfile das suas últimas aquisições estilísticas, não recomendaria usar uma peça nova pela primeira vez, especialmente se for uma modelagem, cor ou tecido novo pra você, no sentido de que você não esteja habituada(o).

AND, não é inteligente preencher os espaços ociosos da mala com “e se”. Deixe espaço para as boas surpresas da vida (vulgo compras). Você vai me dar razão quando puxar pela memória: quantas vezes levou vários “e se”s na mala e não usou nem a metade?

Tou aqui lembrando de mais um monte de coisas que poderia elencar, mas… aproveite e me conte você, qual a SUA dica de ouro para fazer uma mala inteligente?

Boa viagem!

Dallen.

Gostou do post? Compartilhe nas suas redes!

Posts relacionados

As linhas no que a gente veste

Vocês já sabem que a linha é um dos elementos de estilo do nosso visual junto com as cores, as formas, os volumes e as texturas, certo? Mas o quê são afinal essas linhas no que a gente veste? E para quê servem?

Leia Mais

Vivienne Westwood: transgressão, irreverência e moda

Já faz 08 meses que essa estilista incrível nos deixou, mas queremos eternizar ela aqui.

Uma singela homenagem a alguém cujas ideias e ações revolucionaram não só a moda mas, especialmente, a maneira de pensar de toda uma geração.

Leia Mais

A vez do queixo

Veja se você conhece alguém que tenha essa área bem desenvolvida na face, cujo queixo seja projetado quando visto de lado, ou longo no seu comprimento, ou ainda, bastante largo quando visto de frente. Em seguida, pense se essa pessoa também carrega uma tendência a ser determinada, intuitiva, persistente, otimista e competitiva.

Leia Mais

Rihanna: diversidade e empreendedorismo

Para continuar com a série “Mulheres que mudaram a moda e o mundo” escolhemos Rihanna, que tem o dom de chegar chegando e assumir o protagonismo por onde passa. Você assistiu o Super Bowl de 2023, né? Pelo menos, eu sim, e só para ver essa mulher dar O SHOW. Ninguém poderia prever que, Rihanna, cantora de Barbados, teria uma entrada triunfal no mundo da moda. Ela é uma das principais referências quando o assunto é diversidade.

Leia Mais

Eu sou apaixonada por perfis

Desde que comecei a estudar as linhas predominantes no formato do rosto, os receptores sensoriais e elementos envolvidos, uma das coisas que mais me chama a atenção é o rosto visto de perfil, especialmente por 02 características: ação e intuição.

Leia Mais

Coco Chanel: Estratégia de Imagem

Ela dispensa maiores apresentações. Duvido existir alguém na face da Terra que não tenha ouvido falar em Coco Chanel, independentemente da geração a que pertence. A intenção aqui é entender o que fez com que houvesse um Antes e Depois de Chanel. Tudo sob o nosso filtro, naturalmente.

Leia Mais

O estilo Mirabel

Ouça o barulho de um caminhão que se aproxima. Ele está dobrando a esquina lentamente, imponente na sua altura e tamanho, digno de impressionar uma criança de uns 07 ou 08 anos. Antes mesmo de estacionar a criançada já estava em volta, saudando-o numa alegria contagiante. E o que tem nesse caminhão? 

Leia Mais

Alça de sutiã aparecendo, pode?

Hoje vivemos um tempo sem precedentes na História, um tempo em que nos é permitido ESCOLHER. Tudo, absolutamente, envolve escolhas, mas ficando só no campo do sutiã, é super estranho pra gente imaginar que nossas avós ou bisavós não tinham opção de cor, formato, renda, não renda, sintético, orgânico, meia taça, bojo, sem bojo, etc, etc. E essas escolhas – tão comuns pra nós – se refletem no modo como pensamos, agimos e julgamos as coisas.

Leia Mais

Como temperar um joelho🧂

Penso que foi ali que comecei a entender essa história toda de “tempero” que tanto falo hoje. Porque não era meu papel apresentar todo um discurso sobre o que eu achava (tipo: what? É sério isso, produção?). Eu estava ali para solucionar aquele problema “estilístico” e o que eu fiz foi propor-lhe o maravilhoso mundo dos comprimentos mídi. 

Leia Mais

Diga “xis”

No caso da moda, muitas foram as (r)evoluções humanas na qual ela brilhou, ajudando a contar os fatos (…). Interessante que, geralmente, só nos damos conta disso depois, quando lemos os livros, ouvimos as histórias, vemos as fotos… anos depois! Mas é possível fazer isso agora, refletir sobre o que a moda conta sobre o nosso comportamento atual?

Leia Mais

O que dizem as suas unhas?

Imagine fazer uma pesquisa sobre os esmaltes que têm a cor da sua cartela, encontrá-los e então pintar as unhas com eles! Cansou só de pensar? Preferiria encontrar tudo pronto?

Leia Mais

Dê uma chance ao Cardigan

Sua textura maleável e fininha transmite acessibilidade, aconchego. Uma das razões para ser chamado de “casaco de vó”…

Leia Mais

Identidade, pra que te quero?

Temperamento é a essência da pessoa, aquilo que ela herdou “de fábrica” e faz com que ela seja de alguma forma distinta das demais.

Leia Mais

Couro fake?

Como é que se chama uma peça de “couro fake”? Essa pergunta veio pra mim numa caixinha que coloquei nos stories do Instagram quando estava falando sobre tecidos e suas

Leia Mais

Você é fã de usar roupa preta?

Se a resposta foi SIM, você não está sozinha(o). Muuuita gente marca essa cor como sendo seu neutro favorito nas minhas análises. – E se não tiver preto na minha

Leia Mais

The Morning Show

Análise visagista das protagonistas da série TMS (The Morning Show) é uma série do streaming Apple que se passa em NY e retrata os bastidores de uma rede de TV

Leia Mais

“É só roupa cara?”

Essa foi uma pergunta real de uma pessoa numa caixinha de perguntas que coloquei no Instagram sobre Consultoria de Estilo. Ela envolve tanta coisa que achei que valeria desenvolvê-la um

Leia Mais

TUDO QUE A GENTE VÊ SÃO IMAGENS

Sei que parece óbvio, mas vou tentar transmitir toda a minha surpresa quando eu mesma me dei conta disso. Olhe para a imagem/paisagem/cena que está à sua frente nesse exato

Leia Mais

Consumo COOLsciente – a origem

Ao longo dos anos em que empreendi no TAG de LUX, fui convidada diversas vezes por algumas instituições de ensino para falar sobre consumo consciente e moda sustentável, entre elas

Leia Mais

A Mulher do Futuro: ESTILO

As suas roupas dizem o quão legal você é? Essa foi a pergunta chave que levou a Vivi a procurar uma Consultoria de Estilo. No caso, ela se deu conta

Leia Mais

“Você precisa ser mais feminina!”

Ouvi isso tantas vezes durante a infância e adolescência que cheguei até a acreditar. Sempre gostei de usar roupas mais largas (adorava roubar algumas do meu irmão), era zero vaidosa

Leia Mais

Chá de Estilo

Geralmente, quando pensamos em estilo, nos vêm à mente as roupas e acessórios que usamos, não é assim? E está correto. As roupas que escolhemos usar dizem muito sobre quem

Leia Mais

Roupa de sair X roupa de trabalho

Você também tem as roupas “de sair” e as “de trabalho”? ⠀ Muitas de nós temos essa ‘divisão mental’ com as nossas roupas, seja por influência materna (menina, vai tirar

Leia Mais

A fórmula mágica da Montagem de Looks

A Montagem de Looks é o dia em que a mágica acontece. Depois de um processo todinho que passou por investigação, autoconhecimento e muito mão-na-massa, finalmente chega o dia em

Leia Mais

Não tenho roupa…

Aquela sensação de abrir o guarda-roupas e não encontrar nada que te represente… Ou estar pilhada(o) para parecer de um jeito, mas não consegue porque lhe falta, parece que… roupa!

Leia Mais

Por que sua imagem importa?

Por que sua imagem é importante? Por que se preocupar com isso, uma vez que o mundo parece estar de cabeça para baixo? Não há coisas mais importantes para se

Leia Mais

Quem escreve por aqui

Não importa se somos fotógrafos, consultores de estilo, psicólogos ou donas/os de casa. No blog, frequentemente a gente escreve sobre o que está por trás desses (e outros!) rótulos, ou seja, a própria VIDA em curso. Navegue e encontre textos inspiradores sob diferentes pontos de vista!

Amanda Baronio
Dallen Fragoso
Sara Adais
Jonas Filho
Explore

Receba minha newsletter

São 02 por mês com insights e achados preciosos sobre estilo e autenticidade.
Vou amar me conectar contigo por lá!

Copyright © 2023 | Rua Gomes Jardim, 428 - Centro - Novo Hamburgo - RS | CNPJ: 40.622.935/0001-24