,

Identidade, pra que te quero?

identidade

substantivo feminino

    conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la.

    O dicionário explicou bem, né? Leia de novo. Agora vamos conversar a respeito?

    A imagem de uma pessoa é o que a identifica. Quando você lembra de alguém, lembra imediatamente do seu rosto, do seu cabelo, seus olhos, boca… Não é a única lembrança, mas identifica, marca. Alguns vão lembrar também da fala, do jeito de andar, dos gostos… Mas

    a imagem que mais conta é a do rosto. Ele é a sede da nossa identidade.

    Qualquer imagem é formada por linhas, formas e cores, basicamente. O inusitado é saber que a expressão dessas linhas, formas e cores é sentida por nós e por quem nos vê. Sendo o rosto uma imagem, essas linhas estão naturalmente no seu formato, na sua composição. Outro ponto inusitado: nós julgamos as pessoas por essa composição. É algo imediato, inconsciente, é um processo emocional, não é racional (também não parece justo, but…). O julgamento vai sempre ser feito em cima da primeira impressão que é passada para gente.

    Agora pense se a imagem não tem nada a ver com quem a pessoa realmente é. Temos um problema! Ela vai sentir necessidade de “provar” algo para ser reconhecida, o que pode torná-la excessivamente “brigona”.

    O meu trabalho é criar uma imagem que seja a representação de quem a pessoa é no seu melhor.

    O seu melhor não é a sua totalidade. Não conseguimos expressar tudo, afinal, somos muitas coisas. Eu, por exemplo, sou a filha da Dalva e do Eucaris, a consultora de estilo, a esposa do Afonso, aquela das cores, a cabeluda que podia hidratar mais as madeixas, a rata de cidade que anda in love pela praia… sou tudo isso sim, mas isso não é tudo.

    Já aconteceu de você chegar num lugar e não sentir identificação? Na Quiropraxia eu era assim. Estudei para aquilo, passei nas provas, trabalhei em clínicas alheias, tive clínica própria, tinha bom retorno dos meus pacientes… mas era um mundo estranho pra mim. Ninguém que me conhecesse sem o jaleco branco pensaria que eu era da Saúde (alguns feedbacks surpresos validam essa afirmação).

    Tempos depois, criei o TAG de LUX e gostei de tê-lo criado. Nunca foi pela roupa em si, mas pela possibilidade de promover conexões entre as pessoas e criar um visual novo para alguém a partir de uma peça que já havia sido de outrem, num tipo relativamente novo de negócio. O TAG me pôs no caminho, mas não me preencheu completamente. Tanto que quando virou tendência, achei que já havia experimentado o suficiente. Mas foi inusitado, inovador, agregador… era eu, mas não totalmente.

    O que, afinal, me identifica? Essa é a coisa mais importante para se descobrir na vida. Geralmente uma descoberta infinita, riquíssima em possibilidades.

    Puxando a brasa bem para o meu assado, posso dizer que o temperamento te ajuda a responder essa pergunta. Temperamento é a essência da pessoa, aquilo que ela herdou “de fábrica” e faz com que ela seja de alguma forma distinta das demais. São características que não mudam, é basicamente 50% de quem você é. É diferente da personalidade (os outros 50%) que vai mudando ao longo da vida. Sexo, gênero, identidade, raça, família, o ambiente familiar, a educação, a religião, suas experiências únicas ao longo da vida… tudo isso e um tanto mais de variáveis te afeta e soma para criar a sua personalidade. E tudo importa quando eu pergunto: quem é você e o que você deseja expressar?

    Hipócrates inventou a teoria dos 04 tipos de temperamentos: colérico, sanguíneo, melancólico e fleumático. Segundo ele, nós somos uma mistura muito única desses 04. Existem outras classificações, mas eu uso essa da formação que fiz com o mestre Philip Hallawell, do Visagismo PH.

    Ele comenta que esse temperamento “aparece” mais facilmente num momento de crise ou acidente. Ou seja, as reações são pistas muito boas: o colérico, que é mais de liderança, tem a tendência de assumir o controle da situação, vai reagir cuidando das pessoas. O sanguíneo tende a ficar eufórico e excitado demais com a situação, pode não conseguir lidar bem com ela. O melancólico tem uma tendência a ficar preocupado com as coisas, a lamentar o que está acontecendo. O fleumático é o mais calmo, portanto o que tende a por panos quentes e acalmar as pessoas.

    Mas lembre-se: ninguém é 100% um dos temperamentos e também não é possível saber qual parte deles vai aparecer no momento do stress. O que temos são indicações através das linhas do rosto da pessoa. Mas não significa que vamos saber quem ela é. Não conseguimos ver como a pessoa está usando essas características. Só no olhômetro não dá pra ver… tem que conversar e entender.

    Para que serve a análise facial?

    Somente para estimular a pessoa a refletir sobre si mesma. No meu trabalho, a consultoria/conversa é mais importante que a análise facial, porque é a partir dela que vamos – a/o cliente e eu – definir o que a pessoa deseja expressar, o que ela deseja ver de si mesma no espelho, o que deseja que os outros vejam.

    Só então eu crio uma imagem. E é tão individual esse processo que, por exemplo, eu posso estar num momento em que precise fechar um negócio que envolve muita pesquisa e disciplina, com prazos e tal. Então precisarei estar extremamente concentrada, introvertida, produzindo. Mas ao final do dia ou daquele período, eu posso ser extrovertida de novo. E aí, qual o temperamento dominante nesse caso? Qual a medida?

    Construir uma identidade vai muito além apenas do que harmoniza, do que fica bem, do que fica esteticamente bonito.

    Eu me encontrei demais estudando e aplicando o Visagismo PH, a arte de criar uma imagem que representa a pessoa no seu melhor, que mostra a beleza da pessoa. E a minha ferramenta de trabalho é a linguagem visual. Ou seja, ao final, esse conjunto de características que distinguem uma pessoa por meio das quais é possível individualizá-la será apresentado através do corte de cabelo, da maquiagem, das roupas, dos acessórios… É doido isso, né?

    Quer ver como pode funcionar pra você? Saiba mais aqui e aqui, Pode ser feito 100% online.

    Dallen.

    Gostou do post? Compartilhe nas suas redes!

    Posts relacionados

    As linhas no que a gente veste

    Vocês já sabem que a linha é um dos elementos de estilo do nosso visual junto com as cores, as formas, os volumes e as texturas, certo? Mas o quê são afinal essas linhas no que a gente veste? E para quê servem?

    Leia Mais

    Vivienne Westwood: transgressão, irreverência e moda

    Já faz 08 meses que essa estilista incrível nos deixou, mas queremos eternizar ela aqui.

    Uma singela homenagem a alguém cujas ideias e ações revolucionaram não só a moda mas, especialmente, a maneira de pensar de toda uma geração.

    Leia Mais

    01 ano sem falhas

    The BLOG Project nasceu em 2021. Na época estávamos debruçadas – Amanda, Nina e eu – sobre alguns livros da Brené Brown para aprendermos juntas. Daí saíram vídeos e textos preciosos.

    Leia Mais

    A vez do queixo

    Veja se você conhece alguém que tenha essa área bem desenvolvida na face, cujo queixo seja projetado quando visto de lado, ou longo no seu comprimento, ou ainda, bastante largo quando visto de frente. Em seguida, pense se essa pessoa também carrega uma tendência a ser determinada, intuitiva, persistente, otimista e competitiva.

    Leia Mais

    Rihanna: diversidade e empreendedorismo

    Para continuar com a série “Mulheres que mudaram a moda e o mundo” escolhemos Rihanna, que tem o dom de chegar chegando e assumir o protagonismo por onde passa. Você assistiu o Super Bowl de 2023, né? Pelo menos, eu sim, e só para ver essa mulher dar O SHOW. Ninguém poderia prever que, Rihanna, cantora de Barbados, teria uma entrada triunfal no mundo da moda. Ela é uma das principais referências quando o assunto é diversidade.

    Leia Mais

    Eu sou apaixonada por perfis

    Desde que comecei a estudar as linhas predominantes no formato do rosto, os receptores sensoriais e elementos envolvidos, uma das coisas que mais me chama a atenção é o rosto visto de perfil, especialmente por 02 características: ação e intuição.

    Leia Mais

    Coco Chanel: Estratégia de Imagem

    Ela dispensa maiores apresentações. Duvido existir alguém na face da Terra que não tenha ouvido falar em Coco Chanel, independentemente da geração a que pertence. A intenção aqui é entender o que fez com que houvesse um Antes e Depois de Chanel. Tudo sob o nosso filtro, naturalmente.

    Leia Mais

    O estilo Mirabel

    Ouça o barulho de um caminhão que se aproxima. Ele está dobrando a esquina lentamente, imponente na sua altura e tamanho, digno de impressionar uma criança de uns 07 ou 08 anos. Antes mesmo de estacionar a criançada já estava em volta, saudando-o numa alegria contagiante. E o que tem nesse caminhão? 

    Leia Mais

    Alça de sutiã aparecendo, pode?

    Hoje vivemos um tempo sem precedentes na História, um tempo em que nos é permitido ESCOLHER. Tudo, absolutamente, envolve escolhas, mas ficando só no campo do sutiã, é super estranho pra gente imaginar que nossas avós ou bisavós não tinham opção de cor, formato, renda, não renda, sintético, orgânico, meia taça, bojo, sem bojo, etc, etc. E essas escolhas – tão comuns pra nós – se refletem no modo como pensamos, agimos e julgamos as coisas.

    Leia Mais

    Como temperar um joelho🧂

    Penso que foi ali que comecei a entender essa história toda de “tempero” que tanto falo hoje. Porque não era meu papel apresentar todo um discurso sobre o que eu achava (tipo: what? É sério isso, produção?). Eu estava ali para solucionar aquele problema “estilístico” e o que eu fiz foi propor-lhe o maravilhoso mundo dos comprimentos mídi. 

    Leia Mais

    Diga “xis”

    No caso da moda, muitas foram as (r)evoluções humanas na qual ela brilhou, ajudando a contar os fatos (…). Interessante que, geralmente, só nos damos conta disso depois, quando lemos os livros, ouvimos as histórias, vemos as fotos… anos depois! Mas é possível fazer isso agora, refletir sobre o que a moda conta sobre o nosso comportamento atual?

    Leia Mais

    Eu não acredito em evolução

    Hoje não se pode mais ofender livremente negros, gays, e mulheres como se fazia antigamente. Ainda há quem reclame que “está muito chato”, mas, vem cá, você preferiria o tempo em que isso era permitido? Fala sério…

    Leia Mais

    O que dizem as suas unhas?

    Imagine fazer uma pesquisa sobre os esmaltes que têm a cor da sua cartela, encontrá-los e então pintar as unhas com eles! Cansou só de pensar? Preferiria encontrar tudo pronto?

    Leia Mais

    Dê uma chance ao Cardigan

    Sua textura maleável e fininha transmite acessibilidade, aconchego. Uma das razões para ser chamado de “casaco de vó”…

    Leia Mais

    Tudo culpa do útero. Será?

    Uma cirurgia feita há um ano pode ter ajudado a desencadear a dor na ATM que levei mais de 01 mês tratando? Sim. Mas como? Nem te conto…

    Leia Mais

    Criatividade, ativar!

    Não tenho orgulho da minha falta de atenção às datas de provas e trabalhos na época da facul, mas gosto do desfecho desse episódio…

    Leia Mais

    Couro fake?

    Como é que se chama uma peça de “couro fake”? Essa pergunta veio pra mim numa caixinha que coloquei nos stories do Instagram quando estava falando sobre tecidos e suas

    Leia Mais

    Você é fã de usar roupa preta?

    Se a resposta foi SIM, você não está sozinha(o). Muuuita gente marca essa cor como sendo seu neutro favorito nas minhas análises. – E se não tiver preto na minha

    Leia Mais

    The Morning Show

    Análise visagista das protagonistas da série TMS (The Morning Show) é uma série do streaming Apple que se passa em NY e retrata os bastidores de uma rede de TV

    Leia Mais

    FAZENDO A MALA

    E se chove? E se surge algum jantar mais arrumado? E se esse sapato que é novo der calo? E se na hora eu enjoar dessa estampa? Essas e mil

    Leia Mais

    “É só roupa cara?”

    Essa foi uma pergunta real de uma pessoa numa caixinha de perguntas que coloquei no Instagram sobre Consultoria de Estilo. Ela envolve tanta coisa que achei que valeria desenvolvê-la um

    Leia Mais

    A vida é um fiapo

    Tive um sonho essa semana em que estávamos juntas. Não lembro detalhes dele, só lembro que estávamos juntas porque comentei com meu marido no café da manhã. Disse-lhe também a

    Leia Mais

    TUDO QUE A GENTE VÊ SÃO IMAGENS

    Sei que parece óbvio, mas vou tentar transmitir toda a minha surpresa quando eu mesma me dei conta disso. Olhe para a imagem/paisagem/cena que está à sua frente nesse exato

    Leia Mais

    Relato de um mau atendimento

    Missão: encontrar a camisa perfeita para presentear meu marido. Estratégia: ir na loja X do Iguatemi e depois emendar um jantarzinho no restaurante Y. Fazia quase 02 anos que a

    Leia Mais

    Quanto custa sua autenticidade?

    Alerta de gatilho 1: esse texto pode fazer você parar tudo o que está fazendo agora e procurar a resposta a essa pergunta na sua própria vida. Alerta de gatilho

    Leia Mais

    A SURPRESA NÃO SE SUSTENTA

    Você já viveu o suficiente para saber que a empolgação do ano novo acaba depois do brinde. Que o procedimento estético aquele que você tanto queria passa despercebido em poucos

    Leia Mais

    Consumo COOLsciente – a origem

    Ao longo dos anos em que empreendi no TAG de LUX, fui convidada diversas vezes por algumas instituições de ensino para falar sobre consumo consciente e moda sustentável, entre elas

    Leia Mais

    A Mulher do Futuro: ESTILO

    As suas roupas dizem o quão legal você é? Essa foi a pergunta chave que levou a Vivi a procurar uma Consultoria de Estilo. No caso, ela se deu conta

    Leia Mais

    “Você precisa ser mais feminina!”

    Ouvi isso tantas vezes durante a infância e adolescência que cheguei até a acreditar. Sempre gostei de usar roupas mais largas (adorava roubar algumas do meu irmão), era zero vaidosa

    Leia Mais

    Poemas de Mário Quintana

    Quando eu tinha 19 anos, no amigo secreto do meu trabalho, uma colega me presenteou com algo que se tornaria inesquecível para mim: uma agenda de poemas do MÁRIO QUINTANA.

    Leia Mais

    Chá de Estilo

    Geralmente, quando pensamos em estilo, nos vêm à mente as roupas e acessórios que usamos, não é assim? E está correto. As roupas que escolhemos usar dizem muito sobre quem

    Leia Mais

    Roupa de sair X roupa de trabalho

    Você também tem as roupas “de sair” e as “de trabalho”? ⠀ Muitas de nós temos essa ‘divisão mental’ com as nossas roupas, seja por influência materna (menina, vai tirar

    Leia Mais

    Cozinhar, uma analogia

    Você gosta de cozinhar? Eu adoro! Costumo dizer que, se tem um ingrediente que não pode faltar na minha cozinha esse ingrediente é… internet! 😛 Isso mesmo que você pensou.

    Leia Mais

    A fórmula mágica da Montagem de Looks

    A Montagem de Looks é o dia em que a mágica acontece. Depois de um processo todinho que passou por investigação, autoconhecimento e muito mão-na-massa, finalmente chega o dia em

    Leia Mais

    Não tenho roupa…

    Aquela sensação de abrir o guarda-roupas e não encontrar nada que te represente… Ou estar pilhada(o) para parecer de um jeito, mas não consegue porque lhe falta, parece que… roupa!

    Leia Mais

    ✨Pequena Epifania✨

    Ouvi que Proust, ao comer uma madeleine certa vez, fora subitamente invadido por lembranças e memórias vívidas de sua infância e que o ocorrido lhe causara tamanha transformação a ponto

    Leia Mais

    Por que sua imagem importa?

    Por que sua imagem é importante? Por que se preocupar com isso, uma vez que o mundo parece estar de cabeça para baixo? Não há coisas mais importantes para se

    Leia Mais

    Feliz Dia da Mulher

    Uma reflexão com significado sobre essa data É março, mês da mulher. Quiseram que fosse apenas 01 dia, mas nós, espaçosas, tomamos conta dos outros 30. A gente é mimada,

    Leia Mais

    Quem escreve por aqui

    Não importa se somos fotógrafos, consultores de estilo, psicólogos ou donas/os de casa. No blog, frequentemente a gente escreve sobre o que está por trás desses (e outros!) rótulos, ou seja, a própria VIDA em curso. Navegue e encontre textos inspiradores sob diferentes pontos de vista!

    Amanda Baronio
    Dallen Fragoso
    Sara Adais
    Jonas Filho
    Explore

    Receba minha newsletter

    São 02 por mês com insights e achados preciosos sobre estilo e autenticidade.
    Vou amar me conectar contigo por lá!

    Copyright © 2023 | Rua Gomes Jardim, 428 - Centro - Novo Hamburgo - RS | CNPJ: 40.622.935/0001-24