O Rosto, nossa Principal Identidade

identidade

substantivo feminino

conjunto de características que distinguem uma pessoa ou uma coisa e por meio das quais é possível individualizá-la.

O dicionário explicou bem, né? Leia de novo. Agora vamos conversar a respeito?

A imagem de uma pessoa é o que a identifica. Quando você lembra de alguém, lembra imediatamente do seu rosto, do seu cabelo, seus olhos, boca… Alguns vão lembrar também da fala, do jeito de andar, dos gostos… Mas a imagem que mais conta é a do rosto. Nele reside a nossa identidade.

Agora veja bem, qualquer imagem é formada por linhas, formas e cores, basicamente. O inusitado é saber que a expressão disso tudo é sentida por nós e por quem nos vê. Sendo o rosto uma imagem, essas linhas estão, naturalmente, no seu formato, na sua composição. Outro ponto inusitado: nós julgamos as pessoas por essa composição. Em, aproximadamente, 48 milésimos de segundo. É algo imediato, inconsciente, é um processo emocional, não é racional (também não parece justo, kkk…). O julgamento vai sempre ser feito em cima da primeira impressão que é passada para gente.

Seu rosto revela "coisas" sobre você... 😉

Ah, as primeiras impressões… Você já sabe, é a que fica. Se você substituir a palavra impressão por sensação, talvez fique mais fácil compreender como acontece isso.

Já pensou se a sensação que a pessoa causa não é a que ela gostaria ou imagina que está causando? Difícil pra ela, né?

Várias coisas podem acontecer se ela ficar “no escuro”, uma delas é sentir necessidade de “provar” algo para ser reconhecida, o que pode torná-la excessivamente “brigona”.

O meu trabalho é ajudar a pessoa a compreender isso, suas impressões percebidas x desejadas, e construir junto com ela uma imagem que seja a mais próxima do que ela quer comunicar naquele momento. Não a imagem idealizada, perfeitinha, copia e cola dos feeds alheios, mas a dela.

Por isso, começo pelo rosto. Ele é a nossa referência e nos apresenta coisas que vieram “de fábrica”, com as quais, muitas vezes, nem sonhamos que nos pertencem. Além de efetivo (funciona muito bem para imagem pessoal e autoconhecimento!) é super interessante.

Você está pronto para essa descoberta?

Picture of Dallen Fragoso

Dallen Fragoso

Hostess desse blog e corajosa o suficiente para mudar seus processos de trabalho, começando todos eles pelo rosto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do site.

Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de todos os cookies.