,

O estilo Mirabel

Escolher é privilégio de agora. Quando me dei por conta disso – me lembro bem, foi numa das aulas do Philip Hallawell no curso VISAGISMO PH – fiquei chocada. “Verdade”, pensei, “a gente não escolhia as coisas como hoje, não era assim que funcionávamos como sociedade.”

Corta pros anos 80.

Pensa numa rua curta num bairro singelo de uma cidade metropolitana a uns 60km da capital. Uma rua com uma escola estadual de ensino fundamental na esquina, berço de muitas histórias das crianças daquela rua. As famílias que residiam ali eram a maioria policiais da Brigada Militar, entre eles, meu pai. Pensa em muitos filhos, grana curta e um bocado de desejos e anseios para dar conta. 

Se analisarmos segundo a perspectiva de hoje, certamente nos faltava muita coisa, mas não nos faltava comida no prato. E esse é o ponto que na minha cabeça fez muita conexão com esse assunto de escolhas. Te convido a permanecer naquela rua comigo e descobrir como isso se deu. 

Ouça o barulho de um caminhão que se aproxima. Ele está dobrando a esquina lentamente, imponente na sua altura e tamanho, digno de impressionar uma criança de uns 07 ou 08 anos. Ele é verde militar, já que era o próprio caminhão da Brigada Militar. Antes mesmo de estacionar a criançada já estava em volta, saudando-o numa alegria contagiante. E o que tem nesse caminhão? 

Rancho. 

Se você é do Sul, sabe que rancho é um monte de comida. Os funcionários podiam comprar comida do mercado da Brigada (não sei se era bem um mercado, mas enfim, um estoque) e a única vantagem era que podia ser descontado em folha de pagamento. 

Tenho uma lembrança bem particular desses dias. Tão logo o rancho entrava em casa, eu ia afoita procurar as bolachas (mais um regionalismo, em outros estados é biscoito), mas o entusiasmo durava pouco, afinal era SEMPRE o mesmo pacote. Bolacha sortida “tudo ruim”, como costumava dizer. Pra bem da verdade meus irmãos e eu às vezes brigávamos pelas poucas unidades açucaradas que encontrávamos. 

A gente não tinha escolha.

Eu sei que em outras infâncias da mesma época devia ter muita bolacha recheada, muito “Mirabel” (quem lembra?) mas por algum motivo aquelas naquele contexto me conectaram com a profundidade da revelação da aula. Talvez porque ilustrasse bem a questão da escassez:

  • era tudo igual pra todo mundo 
  • não havia diferenciação 
  • não havia alternativas para escolha

A História demonstra exatamente essa escassez. Durante muito tempo nós vivemos assim em termos de estilo, sem muitas possibilidades de escolha, usando os mesmos cortes de cabelo, tecidos, shapes, cores… não havia diferenciação. Pense no pós Guerra, anos 20. Você reconhece rapidamente esse período ao olhar algumas imagens. Tudo ali era justificável: a cintura deslocada, o corte de cabelo mais curto, os ornamentos na cabeça. E todos seguiam aquela moda. Os anos e décadas seguintes não foram diferentes, até que no final dos anos 60 os jovens começaram a questionar o status quo, as guerras, as imposições, tudo… Movimento esse que iniciou forte na Europa e EUA e só depois veio ao Brasil.

Pós-guerra, anos 20.

Basicamente, algo despertou em nós e passamos a entender que não precisávamos mais seguir a religião dos nossos pais, a profissão deles, o casamento, o estilo de vida, etc, etc. Você consegue ver como aquele movimento não parou mais e vem se desdobrando até nossos dias?

A moda, como você sabe, é um retrato do tempo. Hoje, como em nenhuma outra época da História, nós temos a opção de escolher. Só os muito jovenzinhos pensam que sempre foi assim. É fácil hoje entrar no supermercado e escolher entre uma infinidade de pacotes de bolacha, aquela que julgar mais saborosa.

Isso se o critério da escolha for sabor, né? Pode ser outra coisa. Vai que a pessoa está mais interessada em saber se a marca tem uma política justa de remuneração para seus funcionários. Ou se os ingredientes utilizados são todos de origem orgânica, com selo de qualidade e tudo. São muitos e diversos os critérios para uma escolha.

Escolher a imagem e o estilo que a gente quer é i g u a l z i n h o. Precisamos da moda expressar nosso estilo e representar a imagem quer queremos, mas… qual escolher? 

Você já imaginou viver num mundo sem muitas escolhas, bem diferente de hoje? Você se sente seguro em relação aos seus critérios de estilo? Você acha que está bem representado na sua imagem?

Você já tinha pensado sobre isso?

Esse post tem o patrocínio de Mirabel… mentira. Mas tem reflexão e um convite bem afetuoso para você seguir buscando se conhecer para fazer escolhas melhores. Na moda, na vida… 

Um beijo, Sigamos!

Dallen.

Esse foi o assunto que embasou o encontro #2 da Trilha de Estilo em janeiro de 2023. Venha trilhar com a gente!

Gostou do post? Compartilhe nas suas redes!

Posts relacionados

As linhas no que a gente veste

Vocês já sabem que a linha é um dos elementos de estilo do nosso visual junto com as cores, as formas, os volumes e as texturas, certo? Mas o quê são afinal essas linhas no que a gente veste? E para quê servem?

Leia Mais

Vivienne Westwood: transgressão, irreverência e moda

Já faz 08 meses que essa estilista incrível nos deixou, mas queremos eternizar ela aqui.

Uma singela homenagem a alguém cujas ideias e ações revolucionaram não só a moda mas, especialmente, a maneira de pensar de toda uma geração.

Leia Mais

01 ano sem falhas

The BLOG Project nasceu em 2021. Na época estávamos debruçadas – Amanda, Nina e eu – sobre alguns livros da Brené Brown para aprendermos juntas. Daí saíram vídeos e textos preciosos.

Leia Mais

A vez do queixo

Veja se você conhece alguém que tenha essa área bem desenvolvida na face, cujo queixo seja projetado quando visto de lado, ou longo no seu comprimento, ou ainda, bastante largo quando visto de frente. Em seguida, pense se essa pessoa também carrega uma tendência a ser determinada, intuitiva, persistente, otimista e competitiva.

Leia Mais

Rihanna: diversidade e empreendedorismo

Para continuar com a série “Mulheres que mudaram a moda e o mundo” escolhemos Rihanna, que tem o dom de chegar chegando e assumir o protagonismo por onde passa. Você assistiu o Super Bowl de 2023, né? Pelo menos, eu sim, e só para ver essa mulher dar O SHOW. Ninguém poderia prever que, Rihanna, cantora de Barbados, teria uma entrada triunfal no mundo da moda. Ela é uma das principais referências quando o assunto é diversidade.

Leia Mais

Eu sou apaixonada por perfis

Desde que comecei a estudar as linhas predominantes no formato do rosto, os receptores sensoriais e elementos envolvidos, uma das coisas que mais me chama a atenção é o rosto visto de perfil, especialmente por 02 características: ação e intuição.

Leia Mais

Coco Chanel: Estratégia de Imagem

Ela dispensa maiores apresentações. Duvido existir alguém na face da Terra que não tenha ouvido falar em Coco Chanel, independentemente da geração a que pertence. A intenção aqui é entender o que fez com que houvesse um Antes e Depois de Chanel. Tudo sob o nosso filtro, naturalmente.

Leia Mais

Alça de sutiã aparecendo, pode?

Hoje vivemos um tempo sem precedentes na História, um tempo em que nos é permitido ESCOLHER. Tudo, absolutamente, envolve escolhas, mas ficando só no campo do sutiã, é super estranho pra gente imaginar que nossas avós ou bisavós não tinham opção de cor, formato, renda, não renda, sintético, orgânico, meia taça, bojo, sem bojo, etc, etc. E essas escolhas – tão comuns pra nós – se refletem no modo como pensamos, agimos e julgamos as coisas.

Leia Mais

Como temperar um joelho🧂

Penso que foi ali que comecei a entender essa história toda de “tempero” que tanto falo hoje. Porque não era meu papel apresentar todo um discurso sobre o que eu achava (tipo: what? É sério isso, produção?). Eu estava ali para solucionar aquele problema “estilístico” e o que eu fiz foi propor-lhe o maravilhoso mundo dos comprimentos mídi. 

Leia Mais

Diga “xis”

No caso da moda, muitas foram as (r)evoluções humanas na qual ela brilhou, ajudando a contar os fatos (…). Interessante que, geralmente, só nos damos conta disso depois, quando lemos os livros, ouvimos as histórias, vemos as fotos… anos depois! Mas é possível fazer isso agora, refletir sobre o que a moda conta sobre o nosso comportamento atual?

Leia Mais

Eu não acredito em evolução

Hoje não se pode mais ofender livremente negros, gays, e mulheres como se fazia antigamente. Ainda há quem reclame que “está muito chato”, mas, vem cá, você preferiria o tempo em que isso era permitido? Fala sério…

Leia Mais

O que dizem as suas unhas?

Imagine fazer uma pesquisa sobre os esmaltes que têm a cor da sua cartela, encontrá-los e então pintar as unhas com eles! Cansou só de pensar? Preferiria encontrar tudo pronto?

Leia Mais

Dê uma chance ao Cardigan

Sua textura maleável e fininha transmite acessibilidade, aconchego. Uma das razões para ser chamado de “casaco de vó”…

Leia Mais

Identidade, pra que te quero?

Temperamento é a essência da pessoa, aquilo que ela herdou “de fábrica” e faz com que ela seja de alguma forma distinta das demais.

Leia Mais

Tudo culpa do útero. Será?

Uma cirurgia feita há um ano pode ter ajudado a desencadear a dor na ATM que levei mais de 01 mês tratando? Sim. Mas como? Nem te conto…

Leia Mais

Criatividade, ativar!

Não tenho orgulho da minha falta de atenção às datas de provas e trabalhos na época da facul, mas gosto do desfecho desse episódio…

Leia Mais

Couro fake?

Como é que se chama uma peça de “couro fake”? Essa pergunta veio pra mim numa caixinha que coloquei nos stories do Instagram quando estava falando sobre tecidos e suas

Leia Mais

Você é fã de usar roupa preta?

Se a resposta foi SIM, você não está sozinha(o). Muuuita gente marca essa cor como sendo seu neutro favorito nas minhas análises. – E se não tiver preto na minha

Leia Mais

The Morning Show

Análise visagista das protagonistas da série TMS (The Morning Show) é uma série do streaming Apple que se passa em NY e retrata os bastidores de uma rede de TV

Leia Mais

FAZENDO A MALA

E se chove? E se surge algum jantar mais arrumado? E se esse sapato que é novo der calo? E se na hora eu enjoar dessa estampa? Essas e mil

Leia Mais

“É só roupa cara?”

Essa foi uma pergunta real de uma pessoa numa caixinha de perguntas que coloquei no Instagram sobre Consultoria de Estilo. Ela envolve tanta coisa que achei que valeria desenvolvê-la um

Leia Mais

A vida é um fiapo

Tive um sonho essa semana em que estávamos juntas. Não lembro detalhes dele, só lembro que estávamos juntas porque comentei com meu marido no café da manhã. Disse-lhe também a

Leia Mais

TUDO QUE A GENTE VÊ SÃO IMAGENS

Sei que parece óbvio, mas vou tentar transmitir toda a minha surpresa quando eu mesma me dei conta disso. Olhe para a imagem/paisagem/cena que está à sua frente nesse exato

Leia Mais

Relato de um mau atendimento

Missão: encontrar a camisa perfeita para presentear meu marido. Estratégia: ir na loja X do Iguatemi e depois emendar um jantarzinho no restaurante Y. Fazia quase 02 anos que a

Leia Mais

Quanto custa sua autenticidade?

Alerta de gatilho 1: esse texto pode fazer você parar tudo o que está fazendo agora e procurar a resposta a essa pergunta na sua própria vida. Alerta de gatilho

Leia Mais

A SURPRESA NÃO SE SUSTENTA

Você já viveu o suficiente para saber que a empolgação do ano novo acaba depois do brinde. Que o procedimento estético aquele que você tanto queria passa despercebido em poucos

Leia Mais

Consumo COOLsciente – a origem

Ao longo dos anos em que empreendi no TAG de LUX, fui convidada diversas vezes por algumas instituições de ensino para falar sobre consumo consciente e moda sustentável, entre elas

Leia Mais

A Mulher do Futuro: ESTILO

As suas roupas dizem o quão legal você é? Essa foi a pergunta chave que levou a Vivi a procurar uma Consultoria de Estilo. No caso, ela se deu conta

Leia Mais

“Você precisa ser mais feminina!”

Ouvi isso tantas vezes durante a infância e adolescência que cheguei até a acreditar. Sempre gostei de usar roupas mais largas (adorava roubar algumas do meu irmão), era zero vaidosa

Leia Mais

Poemas de Mário Quintana

Quando eu tinha 19 anos, no amigo secreto do meu trabalho, uma colega me presenteou com algo que se tornaria inesquecível para mim: uma agenda de poemas do MÁRIO QUINTANA.

Leia Mais

Chá de Estilo

Geralmente, quando pensamos em estilo, nos vêm à mente as roupas e acessórios que usamos, não é assim? E está correto. As roupas que escolhemos usar dizem muito sobre quem

Leia Mais

Roupa de sair X roupa de trabalho

Você também tem as roupas “de sair” e as “de trabalho”? ⠀ Muitas de nós temos essa ‘divisão mental’ com as nossas roupas, seja por influência materna (menina, vai tirar

Leia Mais

Cozinhar, uma analogia

Você gosta de cozinhar? Eu adoro! Costumo dizer que, se tem um ingrediente que não pode faltar na minha cozinha esse ingrediente é… internet! 😛 Isso mesmo que você pensou.

Leia Mais

A fórmula mágica da Montagem de Looks

A Montagem de Looks é o dia em que a mágica acontece. Depois de um processo todinho que passou por investigação, autoconhecimento e muito mão-na-massa, finalmente chega o dia em

Leia Mais

Não tenho roupa…

Aquela sensação de abrir o guarda-roupas e não encontrar nada que te represente… Ou estar pilhada(o) para parecer de um jeito, mas não consegue porque lhe falta, parece que… roupa!

Leia Mais

✨Pequena Epifania✨

Ouvi que Proust, ao comer uma madeleine certa vez, fora subitamente invadido por lembranças e memórias vívidas de sua infância e que o ocorrido lhe causara tamanha transformação a ponto

Leia Mais

Por que sua imagem importa?

Por que sua imagem é importante? Por que se preocupar com isso, uma vez que o mundo parece estar de cabeça para baixo? Não há coisas mais importantes para se

Leia Mais

Feliz Dia da Mulher

Uma reflexão com significado sobre essa data É março, mês da mulher. Quiseram que fosse apenas 01 dia, mas nós, espaçosas, tomamos conta dos outros 30. A gente é mimada,

Leia Mais

Quem escreve por aqui

Não importa se somos fotógrafos, consultores de estilo, psicólogos ou donas/os de casa. No blog, frequentemente a gente escreve sobre o que está por trás desses (e outros!) rótulos, ou seja, a própria VIDA em curso. Navegue e encontre textos inspiradores sob diferentes pontos de vista!

Amanda Baronio
Dallen Fragoso
Sara Adais
Jonas Filho
Explore

Receba minha newsletter

São 02 por mês com insights e achados preciosos sobre estilo e autenticidade.
Vou amar me conectar contigo por lá!

Copyright © 2024 | Rua Gomes Jardim, 428 - Centro - Novo Hamburgo - RS | CNPJ: 40.622.935/0001-24