Tecidos: como entender qual vale a pena investir

Você já ficou curioso sobre os tecidos das roupas que você tem ou compra?

Nesse pequeno compilado, quero te ajudar a reconhecer os mais usuais, aqueles que certamente já estão presentes no seu armário em maior ou menor quantidade. E já adianto:

tem peças boas que custam mais, tem peças boas que não custam tanto. Tem peças caras que não são boas e tem peças ruins que são bem baratinhas mesmo. No fim das contas, tudo é uma questão de prioridades e garimpo.

Prioridade tem a ver com se conhecer: qual é o meu estilo de vida, o que eu prezo, o que faz sentido no meu contexto e combina com o que eu quero comunicar? Saber isso vai te ajudar a escolher melhor, com mais coerência. Garimpo tem tudo a ver com o conhecimento dos têxteis em si. A soma dessas variáveis vai te fazer comprar melhor e até gastar menos.

Vambora?

TIPOS DE TECIDO

No momento de confeccionar uma peça de roupa a escolha do tecido vai determinar o preço da peça, caimento e acabamento. É bem comum por exemplo, encontrar uma fibra mista em vez de 100% pura. Isso acontece por vários motivos, principalmente pela estratégia de venda da empresa, pois quanto mais pura a fibra, mais valor agregado tem. Há diversos tipos de fibras têxteis com cada vez mais tecnologia envolvida. As mais encontradas no mercado (e possivelmente no seu guarda-roupa) são as que listarei a seguir, com suas principais características.

Fibras Naturais

Assim chamadas porque provém da natureza

Algodão

– principal fibra têxtil do mundo;

– lavável, durável, absorve umidade, sendo ideal no verão. No inverno, é

confeccionado em versões mais pesadas.

 *leves: voal, cambraia, renda

 *pesados: veludo cotelê, flanela

 *fortes: denim

 

Seda

– feita a partir do bicho-da-seda

– propriedades de isolamento: aquece no inverno e refresca no verão

– fibra de alto valor agregado devido à raridade e tempo de processo

– crepe, cetim, tafetá, veludo, organza, musseline

 

Linho

– fibra têxtil mais antiga do mundo

– ótimo para regiões tropicais/verão

– muito comum ser misturado com a viscose

– amassa muito

– derivada do pelo da ovelha 

– após a tosquia, o pelo é processado industrialmente para diversos usos  

– merino: derivada de uma raça de ovinos antiga que produz a lã mais fina e valiosa.

Couro

– pele curtida de animais, utilizado como material nobre para a confecção de diversos artefatos

– couro bovino é o mais utilizado, devido á abundância no mercado e preço

– couro caprino é o segundo mais utilizado e tem mais qualidade em relação ao couro de boi

Atenção para essa informação: é proibido por lei o uso da expressão “couro sintético” ou “couro vegetal” para qualquer material que não seja couro de verdade, ou seja, de origem animal. Isso se dá, principalmente, para que o consumidor não seja manipulado/enganado na hora da compra, com o famoso gato por lebre, sabe?

Fibras Artificiais

Produzidas pelo homem com matéria prima da natureza

Viscose

– produzido a partir de cavacos de madeira é macio, brilhante, leve e versátil 

Liocel

– produzido a partir da pasta de madeira, é muito macio, parecido com a viscose, conhecido por utilizar menos água na produção em comparação ao algodão.

Acetato

– usado em roupas de festas, forro de vestido

– semelhante a seda 

Bambu

– fresco, ótimo para quem transpira

– pode misturar com seda, algodão, liocel e elastano

– muito usado em lingeries 

Fibras Sintéticas

Produzidas pelo homem com matéria prima da indústria petro-química

Poliamida

– a mais nobre das fibras sintéticas

– forte e durável

– não desbota

– ex: meias, lingeries, roupas de banho e fitness, renda, liganete

– também conhecida como nylon 

Poliéster

– fibra têxtil mais usada no mundo

– a mais barata das fibras

– não costuma amassar

– muito misturada com fibra natural

– respirabilidade ruim

Observação importante: não digo “não” ao poliéster, ele é muito versátil devido a sua durabilidade e maleabilidade. Porém, requer conhecimentos extras de onde e quando vai usá-lo, além do que se quer comunicar.

Acrílico

– substituto da lã, proporciona calor

– ex: casacos, tricots, ternos 

Elastano

– extrema elasticidade

– jeans, fitness

– é usado com outras fibras

– pouca porcentagem já dá muita elasticidade

RECONHECENDO QUALIDADE NOS TECIDOS SINTÉTICOS

TRAMA: as mais fechadas geralmente são de melhor qualidade.

TOQUE: opte pelos mais sedosos e macios

BRILHO: quanto mais opaco melhor.

Obs.: as bolinhas são vistas como sinal de má qualidade.

DICAS EXTRAS:

  • Temperatura: peças que têm maior quantidade de fibras naturais são mais frescas, ideais para os dias mais quentes. Roupas com maior quantidade de fios sintéticos tendem a ser mais quentes, ótimas para dias mais frios (parte externa).
  • Materiais naturais passam a imagem de elegância e têm boa durabilidade quando bem cuidados. Por “respirarem” não esquentam tanto e nem dão mau cheiro.
  • Têxteis sintéticos tendem a ter uma manutenção complexa: facilmente surgem bolinhas, enrugados, costuras tortas e podem perder a cor logo após as primeiras lavadas.
  • Todo tecido que possui elastano tem na composição fibras sintéticas.
  • Têxteis planos (que não esticam) podem ser feitos de fibras naturais ou sintéticas (calças de alfaiataria, por exemplo, ficam muito bem).
  • Acabamento: revela a qualidade da peça. A costura não deve ser torta nem grosseira, forros não podem ficar para fora, barras não podem ficar retorcidas. Sempre que puder: vire sua peça do avesso e observe tudo isso porque, se por dentro ela é bem feita, as chances de ela durar mais são altas (cuidado extra!).

Mas afinal, qual têxtil escolher, NATURAIS ou SINTÉTICOS?

Depende. O material sintético se caracteriza por ser mais barato e também são muito duráveis. Já os naturais costumam ter melhor toque e caimento além de serem mais confortáveis, flexíveis, duráveis, resistentes e por “respirar”, fazendo com que a roupa não tenha cheiro ruim. O ponto negativo é que amassam facilmente e desbotam com o tempo. Já os sintéticos são resistentes, secam rapidamente e praticamente não amassam. Porém, não “respiram” e podem queimar com facilidade na hora de usar o ferro de passar roupa. O que é mais importante pra você?

Tenha em mente que há um têxtil adequado para cada uso, seja ele sintético ou natural. Um norteador possível pra saber se vale a pena levar a peça ou não, é calcular o custo benefício da peça levando em conta o tecido, o acabamento e o uso dela na vida real. E mais importante de tudo: se você amou!

Gostou de saber?

Me conta aqui quais dúvidas ficaram!

Gostou do post? Compartilhe nas suas redes!

Posts relacionados

As linhas no que a gente veste

Vocês já sabem que a linha é um dos elementos de estilo do nosso visual junto com as cores, as formas, os volumes e as texturas, certo? Mas o quê são afinal essas linhas no que a gente veste? E para quê servem?

Leia Mais

Vivienne Westwood: transgressão, irreverência e moda

Já faz 08 meses que essa estilista incrível nos deixou, mas queremos eternizar ela aqui.

Uma singela homenagem a alguém cujas ideias e ações revolucionaram não só a moda mas, especialmente, a maneira de pensar de toda uma geração.

Leia Mais

A vez do queixo

Veja se você conhece alguém que tenha essa área bem desenvolvida na face, cujo queixo seja projetado quando visto de lado, ou longo no seu comprimento, ou ainda, bastante largo quando visto de frente. Em seguida, pense se essa pessoa também carrega uma tendência a ser determinada, intuitiva, persistente, otimista e competitiva.

Leia Mais

Rihanna: diversidade e empreendedorismo

Para continuar com a série “Mulheres que mudaram a moda e o mundo” escolhemos Rihanna, que tem o dom de chegar chegando e assumir o protagonismo por onde passa. Você assistiu o Super Bowl de 2023, né? Pelo menos, eu sim, e só para ver essa mulher dar O SHOW. Ninguém poderia prever que, Rihanna, cantora de Barbados, teria uma entrada triunfal no mundo da moda. Ela é uma das principais referências quando o assunto é diversidade.

Leia Mais

Eu sou apaixonada por perfis

Desde que comecei a estudar as linhas predominantes no formato do rosto, os receptores sensoriais e elementos envolvidos, uma das coisas que mais me chama a atenção é o rosto visto de perfil, especialmente por 02 características: ação e intuição.

Leia Mais

Coco Chanel: Estratégia de Imagem

Ela dispensa maiores apresentações. Duvido existir alguém na face da Terra que não tenha ouvido falar em Coco Chanel, independentemente da geração a que pertence. A intenção aqui é entender o que fez com que houvesse um Antes e Depois de Chanel. Tudo sob o nosso filtro, naturalmente.

Leia Mais

O estilo Mirabel

Ouça o barulho de um caminhão que se aproxima. Ele está dobrando a esquina lentamente, imponente na sua altura e tamanho, digno de impressionar uma criança de uns 07 ou 08 anos. Antes mesmo de estacionar a criançada já estava em volta, saudando-o numa alegria contagiante. E o que tem nesse caminhão? 

Leia Mais

Alça de sutiã aparecendo, pode?

Hoje vivemos um tempo sem precedentes na História, um tempo em que nos é permitido ESCOLHER. Tudo, absolutamente, envolve escolhas, mas ficando só no campo do sutiã, é super estranho pra gente imaginar que nossas avós ou bisavós não tinham opção de cor, formato, renda, não renda, sintético, orgânico, meia taça, bojo, sem bojo, etc, etc. E essas escolhas – tão comuns pra nós – se refletem no modo como pensamos, agimos e julgamos as coisas.

Leia Mais

Como temperar um joelho🧂

Penso que foi ali que comecei a entender essa história toda de “tempero” que tanto falo hoje. Porque não era meu papel apresentar todo um discurso sobre o que eu achava (tipo: what? É sério isso, produção?). Eu estava ali para solucionar aquele problema “estilístico” e o que eu fiz foi propor-lhe o maravilhoso mundo dos comprimentos mídi. 

Leia Mais

Diga “xis”

No caso da moda, muitas foram as (r)evoluções humanas na qual ela brilhou, ajudando a contar os fatos (…). Interessante que, geralmente, só nos damos conta disso depois, quando lemos os livros, ouvimos as histórias, vemos as fotos… anos depois! Mas é possível fazer isso agora, refletir sobre o que a moda conta sobre o nosso comportamento atual?

Leia Mais

O que dizem as suas unhas?

Imagine fazer uma pesquisa sobre os esmaltes que têm a cor da sua cartela, encontrá-los e então pintar as unhas com eles! Cansou só de pensar? Preferiria encontrar tudo pronto?

Leia Mais

Dê uma chance ao Cardigan

Sua textura maleável e fininha transmite acessibilidade, aconchego. Uma das razões para ser chamado de “casaco de vó”…

Leia Mais

Identidade, pra que te quero?

Temperamento é a essência da pessoa, aquilo que ela herdou “de fábrica” e faz com que ela seja de alguma forma distinta das demais.

Leia Mais

Couro fake?

Como é que se chama uma peça de “couro fake”? Essa pergunta veio pra mim numa caixinha que coloquei nos stories do Instagram quando estava falando sobre tecidos e suas

Leia Mais

Você é fã de usar roupa preta?

Se a resposta foi SIM, você não está sozinha(o). Muuuita gente marca essa cor como sendo seu neutro favorito nas minhas análises. – E se não tiver preto na minha

Leia Mais

The Morning Show

Análise visagista das protagonistas da série TMS (The Morning Show) é uma série do streaming Apple que se passa em NY e retrata os bastidores de uma rede de TV

Leia Mais

FAZENDO A MALA

E se chove? E se surge algum jantar mais arrumado? E se esse sapato que é novo der calo? E se na hora eu enjoar dessa estampa? Essas e mil

Leia Mais

“É só roupa cara?”

Essa foi uma pergunta real de uma pessoa numa caixinha de perguntas que coloquei no Instagram sobre Consultoria de Estilo. Ela envolve tanta coisa que achei que valeria desenvolvê-la um

Leia Mais

TUDO QUE A GENTE VÊ SÃO IMAGENS

Sei que parece óbvio, mas vou tentar transmitir toda a minha surpresa quando eu mesma me dei conta disso. Olhe para a imagem/paisagem/cena que está à sua frente nesse exato

Leia Mais

Consumo COOLsciente – a origem

Ao longo dos anos em que empreendi no TAG de LUX, fui convidada diversas vezes por algumas instituições de ensino para falar sobre consumo consciente e moda sustentável, entre elas

Leia Mais

A Mulher do Futuro: ESTILO

As suas roupas dizem o quão legal você é? Essa foi a pergunta chave que levou a Vivi a procurar uma Consultoria de Estilo. No caso, ela se deu conta

Leia Mais

“Você precisa ser mais feminina!”

Ouvi isso tantas vezes durante a infância e adolescência que cheguei até a acreditar. Sempre gostei de usar roupas mais largas (adorava roubar algumas do meu irmão), era zero vaidosa

Leia Mais

Chá de Estilo

Geralmente, quando pensamos em estilo, nos vêm à mente as roupas e acessórios que usamos, não é assim? E está correto. As roupas que escolhemos usar dizem muito sobre quem

Leia Mais

Roupa de sair X roupa de trabalho

Você também tem as roupas “de sair” e as “de trabalho”? ⠀ Muitas de nós temos essa ‘divisão mental’ com as nossas roupas, seja por influência materna (menina, vai tirar

Leia Mais

A fórmula mágica da Montagem de Looks

A Montagem de Looks é o dia em que a mágica acontece. Depois de um processo todinho que passou por investigação, autoconhecimento e muito mão-na-massa, finalmente chega o dia em

Leia Mais

Não tenho roupa…

Aquela sensação de abrir o guarda-roupas e não encontrar nada que te represente… Ou estar pilhada(o) para parecer de um jeito, mas não consegue porque lhe falta, parece que… roupa!

Leia Mais

Por que sua imagem importa?

Por que sua imagem é importante? Por que se preocupar com isso, uma vez que o mundo parece estar de cabeça para baixo? Não há coisas mais importantes para se

Leia Mais

Quem escreve por aqui

Não importa se somos fotógrafos, consultores de estilo, psicólogos ou donas/os de casa. No blog, frequentemente a gente escreve sobre o que está por trás desses (e outros!) rótulos, ou seja, a própria VIDA em curso. Navegue e encontre textos inspiradores sob diferentes pontos de vista!

Amanda Baronio
Dallen Fragoso
Sara Adais
Jonas Filho
Explore

Receba minha newsletter

São 02 por mês com insights e achados preciosos sobre estilo e autenticidade.
Vou amar me conectar contigo por lá!

Copyright © 2023 | Rua Gomes Jardim, 428 - Centro - Novo Hamburgo - RS | CNPJ: 40.622.935/0001-24