Em dezembro de 2022 essa estilista incrível nos deixou, mas queremos eternizar ela aqui.
Uma singela homenagem a alguém cujas ideias e ações revolucionaram não só a moda mas, especialmente, a maneira de pensar de toda uma geração.
Nascida no Reino Unido, a estilista Vivienne Westwood ficou conhecida como a maior precursora do estilo punk na moda e apoiadora de causas importantes para uma indústria fashion mais justa, incluindo sustentabilidade. Além disso, mudou a maneira como muita gente se vestia e se comunicava através das roupas.
Vivienne nos anos 70, no início de sua carreira
O trabalho de Vivienne no mundo da moda teve início com seu antigo parceiro, Malcolm McLaren. Ao longo dos anos 70, o casal comandou a boutique Kings Road.
Nessa mesma época, seu marido era produtor da banda Sex Pistols e por isso, a banda e o estilo de Vivienne se entrelaçaram, resultando na denominação de “mãe da moda punk” para a estilista.
A direita o marido da estilista e ao lado os integrantes da banda Sex Pistols
ESTILO
Vestidos emblemáticos, padronagens tartan, roupas rasgadas, todas carregadas de referências históricas e questionamentos. Pegava itens clássicos da moda britânica e os transformava em rebeldia. Suas roupas e acessórios se tornaram símbolo de manifestos, transgressão e tradição.
Parceria que durou anos, a modelo Naomi Campbell para a grife
VESTIDOS DE CASAMENTO
O corpo estruturado com espartilho justo, destacando o busto e a saia volumosa, vieram a ser a característica mais marcante de seus vestidos de noiva.
Em 2008, a personagem Carrie Bradshaw de “Sex and the city” sobe ao altar com o vestido assinado pela estilista. O momento ajudou a impulsionar a popularidade de Vivienne e sua marca. No revival da série, “And just like that”, a protagonista recria o look com o mesmo vestido. Inclusive, os vestidos de Vivienne estão sendo a escolha de várias noivas famosas, a simplicidade e estrutura parecem cativar as mulheres.
“BUY LESS, CHOOSE WELL, MAKE IT LAST”
(compre menos, escolha bem, faça durar)
Se engana quem pensa que a estilista e ativista tinha apenas o punk como visão criativa. Ele era apenas uma das muitas facetas de pensamento radical e críticas à civilização moderna, mudanças climáticas e política que permeiam sua vida e trabalho.
Indo contra a maré, a prioridade de Vivienne foi sustentabilidade e depois a moda.Vivienne, obrigada por nos tirar da superficialidade, sentiremos saudades!
Preste atenção no que você veste, pode ter um dedinho da genialidade de Vivienne aí!
Beijos,
Ana
Série: “Mulheres que mudaram a Moda e o Mundo”, Vivienne Westwood.
Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do site.
Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de todos os cookies.