Entre referências e a minha verdade

Imagine comigo: 4a série, casaco de brechó, saia príncipe de Gales vintage, presente da avó do meu melhor amigo — que guardo até hoje —, meias brancas “colegial” e All Star. Fui a menina que nunca usava uniforme, passava boa parte do tempo na secretaria por me recusar a usar o mesmo que todos. Aliás, desde pequena, com meus doze anos, já era consumidora de brechós.  

Hoje, percebo que meu estilo é mais contido. O consumo de conteúdo e a rotina exaustiva acabaram abafando parte do meu senso criativo.

Fico refletindo sobre o quanto a criatividade nas pessoas está sendo sufocada pela quantidade de informações que recebemos diariamente.

Em mim, isso cria uma dualidade. De um lado, sei exatamente o que as grandes influenciadoras estão usando, as tendências, a moda em massa e até a alta-costura das passarelas.

Sei que a informação amplia nossa visão, mas também nos empurra a repetir padrões. Muitas vezes me sinto presa em uma caixa. Sinto que democratizamos a moda ao custo da autenticidade.
Imagens: acervo pessoal Renata Vaz

As redes sociais são uma repetição, os sites de referência, os feeds, tudo parece igual, e eu me incluo nisso e admito, é difícil encontrar a originalidade quando buscamos, ao mesmo tempo, aceitação.

Concordo que nada se cria sem a busca por referências, mas encontrá-la em coisas palpáveis da vida real, para mim, é a fonte mais rica de inspiração.

Aos trancos e barrancos, tenho conseguido resgatar elementos da simplicidade da minha família no campo, onde cresci, uma vibe country que eu amo, misturar com alfaiataria e acrescentando elementos mais darks da minha personalidade.

O estilo é uma forma de expressão, arte, cheio de bagagem. Criar não é difícil, criar é natural, as vezes só estamos em um ambiente que sufoca isso.

Acredito que o segredo é não deixar o mundo nos engolir.

Foto de Renata Vaz

Renata Vaz

Sou formada em Filosofia e tenho amor por fotografia & moda. Um dia, em meio a um café no @olivazemporio, da qual sou cofundadora, a Dallen me convidou para escrever e pediu: conta pra gente como é o seu processo criativo no vestir!

Uma resposta

  1. Maravilhosa em cada detalhe❤️Amei o texto e a reflexão, teu estilo reflete o que tens dentro. Originalidade, criatividade e amor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência de navegação, personalizar conteúdos e anúncios, fornecer funcionalidades de redes sociais e analisar o tráfego do site.

Ao clicar em “Aceitar todos”, você concorda com o uso de todos os cookies.